Assim como a fênix, pode-se dizer que Karla Jacobina literalmente ressurgiu das cinzas. A escritora, terapeuta, bailarina e professora de dança alcançou uma posição de destaque dentro do mundo da dança após passar por um quadro profundo de depressão.
De uma vida infeliz como bancária, Karla decidiu seguir seu sonho de infância e com muita dedicação, conseguiu realizar seu maior objetivo: viver 100% da dança.
Mais do que realizar seu sonho, Karla vem contribuindo para mudar a vida de milhares de mulheres que sempre quiseram dançar mas que, por muitos motivos, deixaram de lado seus desejos mais íntimos para viver conforme a sociedade lhes dizia ser “normal”.
Sua maior contribuição para o universo da dança é sem dúvida, a criação de seu método único, que une os fundamentos da Psicologia Transpessoal de Abraham Maslow com toda a base teórica e cultural da Dança Cigana.
O resultado dessa alquimia foi (e continua sendo), o empoderamento de mulheres por todo o Brasil.
Karla Jacobina conseguiu ultrapassar todas as fronteiras do mundo da Dança. Além de professora e bailarina, Karla é pesquisadora, escritora e gestora cultural. Ela mantém estratégias de trabalho articuladas com outras artes e ciências, como a literatura, a música, a psicologia e a pedagogia.
Desenvolve dentre outras ações: cursos, oficinas, palestras, pesquisas, artigos, conteúdos digitais, atendimentos, bailes, saraus, shows, coreografias e espetáculos.
Em dezembro de 2019, lançou seu livro Dança Transpessoal, onde reuniu autores e cientistas que explicam o poder curativo da dança na saúde física e mental. Além dos relatos pessoais da autora, Karla compilou as histórias de mulheres que tiveram a coragem de mudar suas vidas através da Dança Cigana Transpessoal.
Tem como objeto de estudo e trabalho o desenvolvimento humano pela arte, aliando modalidades artísticas à metodologia de psicologias positivas.
Pesquisadora do tema Corpo e Cultura e focaliza suas pesquisas para as Danças Ciganas e Danças de Salão.
Karla também confecciona figurinos de dança, principalmente saias ciganas. As peças são feitas sob medida, exclusivas e enviadas para todo o Brasil.
Brasil Aflora é como se chama o projeto de Workshops de Dança Cigana com Karla Jacobina, pelo Brasil. Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo foram alguns dos estados anfitriões. O objetivo principal deste projeto é disseminar a cultura cigana no país.